Edital nº 01/2017

 

4º ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PARA  PAN-AMAZÔNIA E CARIBE - EPPPAC 2017

TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS, PROCESSOS MIGRATÓRIOS E DIREITOS HUMANOS 

A PARTIR DA PAN-AMAZÔNIA E CARIBE

 

EDITAL  nº 01/2017

 Edital Geral

Local: Boa Vista – Roraima

Data do evento: 13, 14 e 15 de setembro de 2017. 

 

A Coordenação Geral do Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe – EPPPAC, organizado pelo Grupo de Pesquisa “Questão Social e Serviço Social no Estado do Amazonas”, Diretório de Grupos do CNPq, certificado pela instituição desde 2003, ligado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em  parceria com o Núcleo de Estudos Comparados Amazonas e Caribe - NECAR e  Núcleo Histórico Socioambiental – NUHSA da Universidade Federal de Roraima - UFRR, o Conselho Regional de Serviço Social  CRESS 15ª região AM/RR (seccional Roraima) e o Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Boa Vista - RR, por meio do presente Edital torna público a realização da quarta versão sob o tema: Políticas Públicas, Processos Migratórios e Direitos Humanos, a partir da Pan-Amazônia e Caribe; com data de realização prevista para os dias 13, 14 e 15 de Setembro de 2017, na cidade de Boa Vista -RR. Neste Edital são anunciadas: a apresentação do evento, a comissão científica,  a comissão organizadora, , as normas para submissão e apresentação de trabalhos, os valores e prazos do 4º Encontro de Politicas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe -  EPPPAC.

 

1.  APRESENTAÇÃO DO EVENTO

 O EPPPAC -  Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe  é um evento de cunho acadêmico, científico e social, que congrega discentes e  docentes de universidades da Pan-Amazônia e Caribe e  profissionais de instituições que lidam com políticas públicas em geral. Para os idealizadores do EPPPAC, a Amazônia com sua diversidade de culturas e povos é uma região vital para que as diferentes abordagens acadêmico-científicas proponham inovações teórico-práticas para a construção de relações culturais, políticas, sociais e econômicas, onde, o Homem esteja na centralidade dessas relações. Com escala de atuação local, regional, nacional e internacional o EPPPAC pretende consolidar-se enquanto espaço de discussão e propostas de políticas públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, privilegiando as ações investigativas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

O 1º EPPPAC (2009). Foisediado em Manaus a partir da iniciativa do Grupo de Pesquisa Questão Social e Assistência Social no Estado do Amazonas, realizado no auditório da Universidade do Norte - UNINORTE. Buscou resgatar  produções de Universidades Pan-Amazônicas sobre as populações tradicionais desde 1.985, que foi o marco cronológico para a retomada de debates e lutas em várias frentes, revelando dimensões combinadas de cultura, política, jurídica, acadêmica e social que focalizam novos marcos legais, regulatórios e teóricos dos Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais. Demonstrou que as formas de ocupação do território pelas populações tradicionais indígenas e não indígenas e de agentes sociais que acionam identidades coletivas e direitos territoriais que se ampliam no espaço agrário e urbano, carecem de políticas públicas específicas.  

 O 2º EPPPAC (2011) Com o tema Ambiente, Sustentabilidade e Cultura na Pan-Amazônia e Caribe, foi realizado em Manaus em parceria com o VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica (VI CIEURA). Os eventos ocorreram no mês de novembro de 2011, realizados nos auditórios da Faculdade Boas Novas em Manaus - AM e auditório Rio Javari da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

 O 3º EPPPAC (2015). Pautou sua atividade no tema: Educação, interculturalidade  e  ambiente na Pan-Amazônia e Caribe. Foi realizado nos mês de julho de 2015, ambientado no auditório Rio Amazonas e demais salas de atividades da Faculdade de Estudos Sociais - FES/UFAM. Os grupos de trabalho abordaram a Pesquisa e Pós-Graduação na Pan-Amazônia, a Crise na Educação, o Desenvolvimento Regional, a Integração Cultural, Movimentos Sociais, Recursos Minerais e Naturais, Exploração e Impactos socioambientais,  Estratégias do Serviço Social Frente às Demandas Postas nas Regiões Fronteiriças da Pan-Amazônia.

Em comemoração aos 75 anos do Serviço Social no Amazonas, a Professora Doutora Maria Carmelita Yazbek, proferiu  conferencia intituladaAs influências teóricas e metodológicas do Serviço Social: Das origens à contemporaneidade.

 A quarta versão do EPPPAC, será apresentada por meio de conferências de abertura e encerramento, mesas de debates e com atenção para as produções acadêmicas-científicas dos participantes que apresentarão trabalhos nos formatos de comunicação oral e pôster.

 

2 .  PÚBLICO-ALVO

O público alvo do evento são docentes, discentes de graduação e dos diversos níveis de pós graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, pesquisadores, profissionais de instituições e comunitários que se interessem pelas Áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Interdisciplinares.

 

3. GRUPOS DE TRABALHO (GT)

3.1 O evento contará com  até quinze (15) Grupos de Trabalho (GT), que serão selecionados e coordenados conforme o disposto pelo  Edital nº. 02/2017.

 

4. SOBRE A SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 Os trabalhos científicos deverão ser apresentados nas modalidades de pôster ou comunicação oral, inseridos nos respectivos grupos de trabalho, conforme item 3.0 do presente edital.

4.2 Cada participante poderá submeter até 02 (dois) trabalhos, podendo ser 01 individual e 01 coletivo, 02 individuais ou 02 coletivos, em qualquer das modalidades destinadas a este fim (comunicação oral, pôster), indicando a modalidade de cada trabalho no momento do envio do mesmo para a submissão. O limite de autores para um mesmo artigo é até 04 (quatro).

 4.3 No caso dos trabalhos com mais de uma autoria, este deverá ser apresentado somente por (um) dos autores, em local, dia e horário a ser divulgado

 4.4 Os dados do(s)/da(s) autor (es/as) deverão ser encaminhados para do 4º EPPPAC, conforme formulário de inscrição disponibilizado no site do EPPPAC.

 4.5 Para a apresentação na modalidade comunicação oral ou pôster devem ser submetidos artigos completos, obedecendo ao seguinte formato:

 a)    A folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho, como garantia de anonimato no processo de avaliação, conterá o título do trabalho, nome (s) do/a (s) autor/a (es), com respectiva profissão e título acadêmico, professor orientador (quando for o caso), telefone e-mail; a vinculação a um grupo de trabalho, forma de apresentação (comunicação oral ou pôster) e indicação do apresentador do trabalho. Os trabalhos enviados com o preenchimento incorreto conforme os itens a seguir, serão desclassificados: a) identificação do autor no formato inadequado, b) ausência do resumo/abstract e das palavras-chave e o número de páginas acima do solicitado.

 b)    No mínimo 8 (oito) e no máximo 10 (dez) páginas – inclusas as referências –, digitados em fonte Arial, corpo 12, com espaçamento normal entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 (um e meio) entre as linhas do texto, com espaçamento antes e depois em 0 pt, e parágrafo (recuo especial/primeira linha) em 2cm; sendo corpo 9, espaço simples, com espaçamento antes e depois em 0 pt, recuo de 4 cm da margem esquerda para citações longas, com parágrafo sem recuo especial/primeira linha. As notas de rodapé, em fonte Arial, corpo 10, espaço simples, justificado.

 c)    A primeira página do texto deverá incluir, de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, o RESUMO de até 100 palavras em português, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o inglês (ABSTRACT), com as respectivas palavras-chave (Keywords);

 d)    O texto deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções, que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda;

 e)    Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas), exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;

 f)     Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;

 g)    As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos;

 h)    Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela;

 i)     Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco;

 j)     As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

4.6 As apresentações de trabalhos na modalidade - comunicação oral, terão as sessões  coordenadas por professores doutores anunciados no item 3.2 do presente edital e  conforme seleção pelo Edital nº. 02/2017. O tempo de apresentação de cada trabalho será de 20 minutos, sendo facultado o uso de recursos audiovisuais. Na sequência haverá 5 minutos para interlocuções e perguntas dos participantes do GT. Ao final o autor/apresentador do trabalho deverá assinar a lista de presença. O local e horário de apresentação será disponibilizado posteriormente no site do evento e afixado em quadro de aviso, no local do evento.

4.7 A  confecção e apresentação dos pôsteres deverá atender aos seguintes critérios:

 a) O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos:

- Título do trabalho e nome dos autores, por extenso (Parte superior);

- Introdução;

- Objetivos;

- Metodologia;

- Resultados Obtidos;

- Conclusão/Conclusões/Considerações;

- Referências.

- Medidas/Tamanho do Pôster: largura – 90 cm; altura – 120 cm.

- A fonte dos textos do Pôster deve ser legível a uma distância mínima de 1 metro.

- O corpo do texto deve incluir fotos, tabelas e gráficos, a critério do(s) autor (es), e espaço reservado para as logomarcas conforme modelo disponibilizado no site do EPPPAC.

- O título do Pôster deve ser idêntico ao título do artigo submetido ao evento

 b)  A fixação do pôster será feita pelo (s) autor (es), na data, local e horário indicado pela coordenação do Grupo de trabalho; e deverá conter cordão para afixar no gancho do painel.

 c) A Coordenação do Evento não se responsabiliza por danos que possam ser causados ao banner (riscos, furos, rasgos etc.). Sendo obrigatório que pelo menos um dos autores do trabalho permaneça junto ao pôster, no dia, local e horário estabelecido pelo, durante a Sessão, para apresentar os resultados do seu estudo aos interessados;

 d) Não será permitida a apresentação do PÔSTER por pessoas que não sejam autores.

 e) O tempo para a apresentação do Pôsteres para o Comitê Científico será de até 10 minutos, com acompanhamento pelo Coordenador do Grupo de Trabalho.

  

5. SOBRE A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 Os trabalhos submetidos ao 4º EPPPAC serão selecionados, com base em pareceres emitidos por pareceristas  ad hoc.

5.2 A avaliação levará em conta os seguintes critérios:

a) Não serão avaliados trabalhos com identificação de autoria. O (s) nome (s) dos autores devem constar na ficha de inscrição e NÂO no corpo do trabalho)

b) Serão eliminados trabalhos com número inferior de 8 (oito) páginas ou ultrapassar o número de 10 (dez) páginas.

c) Os trabalhos devem ser apresentados em papel timbrado do evento, disponibilizado em www.epppac.com.br e ser enviado nos formatos word e pdf..

 5.3 A avaliação pelos pareceristas obedecerá os seguintes itens:

Avaliação Pontuação

Quanto a pertinência do trabalho em relação ao grupo de trabalho proposto

 

01 ponto

Quanto a qualidade linguística: uso adequado do idioma, clareza e correção na comunicação e encadeamento lógico dos argumentos

 

03 pontos

 

Quanto ao conteúdo: Problematização do tema e consistência analítica, fundamentação teórico-metodológica, contribuição para a produção do conhecimento na área das Políticas Públicas para Pan-Amazônia e Caribe, bibliografia seletiva e pertinente ao tema abordado

04 pontos

Quanto a forma: obediência às normas especificadas (conforme item 4) para apresentação dos trabalhos

 

02 pontos

 

5.4 – Serão desconsiderados os trabalhos que obtiverem nota/avaliação inferior a (07)sete.

  

6. SOBRE AS INSCRIÇÕES

6.1 O Evento admitirá inscrições em duas modalidades:

 - Participante sem Apresentação de Trabalho (Ouvinte).

- Participante com Apresentação de Trabalho (Comunicação oral ou  pôster).

 6.2 As inscrições na modalidade Participante sem apresentação de trabalho, ocorrerão de 15/04/2017 até 10/09/2047, exclusivamente no site do evento e deverão ser confirmadas anexando o comprovante do pagamento. Após o recebimento do comprovante do pagamento, a secretaria do evento emitirá um e-mail confirmando a inscrição.

 6.3 Os participantes inscritos na modalidade “Com Apresentação de Trabalho – Comunicação Oral ou pôster, devem proceder a inscrição sem comprovante de pagamento e somente após a confirmação do ACEITE do trabalho, efetuar o pagamento do valor corresponde a taxa do trabalho inscrito e aprovado, digitalizar e enviar o comprovante do referido trabalho.

  

7.  DOS PRAZOS DE SUBMISSÃO DE TRABALHO E DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

  

Prazo/data para submissão de trabalhos e divulgação de resultados

06 de agosto

Data final para submissão/envio dos trabalhos

 24 de agosto

Divulgação dos trabalhos aprovados

  07 de setembro

Data final para comprovar inscrição e pagamento do trabalho aprovado.

 

 8. DA FORMA DE PAGAMENTO E DOS VALORES

 8.1 O pagamento da inscrição deverá ser feito exclusivamente através de depósito ou transferência bancária e deverá ser identificado com o nome e CPF do depositante.

  

Pagamento da inscrição

Realizar o pagamento da Inscrição conforme orientação no formulário de inscrição

 Participante Ouvinte  (Sem apresentação de trabalho) 

 R$ 25,00

 Participante com apresentação de trabalho (Comunicação oral ou pôster), taxa individual por trabalho.

R$ 80,00

 

 9. DO REGISTRO DO EVENTO, DA PRODUÇÃO DOS ANAIS E CERTIFICADOS

 9.1 Todos os trabalhos com a taxa paga, aprovados e apresentados no 4º Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe, serão publicados nos anais eletrônicos do EPPPAC com ISSN International Standard Serial Number (código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada).

 9.2 Ao inscrever o trabalho, os participantes declaram conhecer e aceitar as normas que regem o evento e autorizam a publicação de seus trabalhos aprovados em áreas de interesse da organização do EPPPAC, tendo resguardados os direitos autorais da produção.

 9.3  Os certificados para os Participantes Ouvintes e Participantes com apresentação de trabalho serão enviados para o e-mail indicado na ficha de inscrição, até 30 dias após a realização do evento, mediante registro em lista de presença.

  

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 O evento contará com serviço de monitoria acadêmica conforme Edital nº. 03/2017.

Esclarecimentos e outras informações poderão ser obtidas diretamente com a coordenação geral do evento, através do e-mail: quartoepppac@epppac.com.br.

 

 REALIZAÇÃO

 Grupo de Pesquisa Questão Social e Serviço Social no Estado do Amazonas”, do Diretório de Grupos do CNPq, certificado pela instituição desde 2003, ligado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Serviço Social, sito no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - Setor Norte. Av General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I. Manaus - AM.

   

COORDENAÇÃO GERAL

 Prof. Dra.   Heloisa Helena Correa da Silva – Universidade Federal do Amazonas

   

COMITÊ ORGANIZADOR

 Elisene Lemes de Oliveira Santos – Assistente Social

Geisiane Tavares Soares – Administradora

Haroldo Eurico Amoras dos Santos (NECAR/UFRR)

Jakson Hansen Marques (Doutorando do PPGSCA/UFAM e integrante do Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário Estácio da Amazônia  (Boa Vista/RR)

Marcos Antonio Braga de Freitas (Instituto Insikiran/UFRR)

Maria das Graças Santos Dias (CCH/UFRR)

 

 COMITÊ CIENTÍFICO

 Américo Lyra – (Reitoria UFRR) - Brasil

Arminda Rachel Botelho Mourão (UFAM / FACED) – Brasil

Carlos Alberto Marinho Cirino (UFRR/INAN) - Brasil

Heloísa Helena Corrêa da Silva (UFAM / ICHL) – Brasil

Juan Alvaro Echeverri  (UNAL/Colômbia) (Conferir nome) - Brasil

Juan Carlos Peña Marques (UEA) - Brasil

Jurg Gasché (IIAP) - Peru

Maria Antônia Cardoso do Nascimento (UFPA) - Brasil

Marilene Correa da Silva Freitas – (UFAM) - Brasil

Michel Justamand (UFAM / INC) - Brasil

Noval Benayon de Mello (UFAM / FES) - Brasil

Reginaldo Gomes de Oliveira ( UFRR/CCH) – Brasil

  

Manaus, 15 de abril de 2017

  

Heloísa Helena Corrêa da Silva – Coordenadora Geral do EPPPAC

Mestre e Doutora em Serviço Social Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Departamento de Serviço Social - DSS e Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA

           

left show tsN fwB|left tsN fwB|left show fwB|bnull|sbss||news login fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR b01 c05 bsd|normalcase c05 b01 bsd|news login normalcase fwR b01 c05 bsd|tsN normalcase fwR b01 c05 bsd|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||